
“O Chefe de Estado convocou um encontro com o Primeiro-Ministro, Vice-Primeiro-Ministro, Ministro da Defesa e Ministra dos Negócios Estrangeiros com vista a discutirem o assunto das travessias ilegais nas fronteiras terrestres de vários cidadãos timorenses. O objetivo principal da reunião foi pensar em como prevenir estas entradas e saídas ilegais que podem causar uma transmissão do novo coronavírus entre a população”, disse Francisco de Vasconcelos, esta quinta-feira (10/09), aos jornalistas, no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, no Bairro Pité, Díli.
Francisco referiu ainda que o Chefe de Estado pediu ao Governo que desse mais atenção à segurança da fronteira.
“O PR pediu ao Governo que pusesse em quarentena obrigatória aqueles que fossem apanhados e procurasse os que fogem para que sejam postos também em quarentena com vista a evitar a propagação da covid-19”, disse Francisco.
O responsável da Casa Civil acrescentou que, depois do encontro, o Chefe de Estado e os Executivos continuaram a discussão sobre as medidas a tomar em relação à segurança nas fronteiras terrestres, portos e aeroportos, em conformidade com o decreto presidencial para o Estado de Emergência.
Recorde-se que, uns dias antes, um grupo de participantes de uma organização de Artes Marciais passou ilegalmente a fronteira para participar na graduação de faixas (ujian naik sabuk, em indonésio) na Indonésia e foi detido pelas forças de segurança.
“A preocupação do Presidente da República deveu-se à detenção destes cidadãos há pouco tempo. Disse que será difícil, para nós, controlar esta situação e temos de impor medidas rigorosas a fim de prevenir a transmissão da covid-19, que poderá ser trazida por estes indivíduos”, concluiu. Oly
