
Segundo Fidélis, este prolongamento tem por objetivo neutralizar e evitar os riscos de propagação da covid-19 no país, protegendo, assim, a saúde pública e promovendo uma melhor capacidade de resposta face ao surto pandémico por parte do sistema nacional de saúde.
“Com base nestas razões, o Governo, através de uma deliberação feita hoje, pretende propor ao Chefe de Estado que declare o quinto estado de emergência. Assim, permite-nos suspender ou restringir todas as deslocações ao país e, ao mesmo tempo, determinar o modelo de residência dos suspeitos e infetados por este novo coronavírus”, disse o ministro, esta quarta-feira (23/09), aos jornalistas, à margem da reunião de Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, Díli.
Fidélis referiu ainda que o Executivo decidiu preparar uma carta do Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, que será endereçada na próxima semana ao Presidente da República.
“O PR necessita de tempo para organizar a sua agenda, preparativos e consultas junto das entidades relevantes antes da tomada de decisão. Assim, o Parlamento Nacional terá, de igual modo, a oportunidade de agendar os debates referentes à extensão”, frisou.
Acrescentou que as medidas deste estado de emergência deverão ser semelhantes aos quatro anteriores, sem alterações significativas. (Fel)
